13º Congresso da AIL

Europe/Rome
Sapienza – Universidade de Roma
Valeria Tocco (Universidade de Pisa)
Description

Considerando o atual contexto internacional, a Direção da Associação Internacional de Lusitanistas — AIL, decidiu adiar o seu XIII Congresso Internacional para os dias 26 a 30 de julho de 2021. O terceiro prazo de submissões está aberto até 31 de janeiro de 2021. A Comissão Organizadora decidiu adotar o formato semionline admitindo comunicações em presença e comunicações em remoto em modalidade síncrona. Após receber avaliação positiva do resumo por parte da Comissão Científica do Congresso, cada autor poderá finalizar a inscrição até 1 de março de 2021.

 

O XIII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) decorrerá entre os dias 26 e 30 de julho de 2021 na Sapienza — Universidade de Roma.

A escolha de Roma e da Sapienza como sede do XIII congresso da AIL, decidida por ocasião da Assembleia Geral do XIII Congresso, pretende levar de volta para a Europa, depois dos congressos em Cabo Verde e em Macau, o maior e mais representativo conjunto de pesquisadores no âmbito da língua, das literaturas e culturas de expressão portuguesa.

A Sapienza — que é a Universidade com o mais alto número de alunos do mundo, depois da Universidade Autónoma de México, e ocupa um lugar de destaque em todos os rankings internacionais — vai juntar pessoas vindas de vários países, no intuito de fortalecer a presença dos estudos lusófonos, não apenas na Itália, mas em toda a Europa, contrastando, de modo emblemático, o descaso crescente com que as autoridades políticas do Velho Continente olham para a importância e o valor exemplar dos estudos portugueses e brasileiros — e em geral dos países da CPLP.

Os organizadores, nesse sentido, escolheram figuras emblemáticas, como Eduardo Lourenço, Agostinho Neto e Bertina Lopes (a artista moçambicana que viveu muitos anos em Roma), que irão ser homenageadas durante o congresso, junto com dois grandes autores brasileiros que lecionaram na Sapienza: Sérgio Buarque de Holanda e Murilo Mendes.

A Comissão Executiva do XIII Congresso, ao lado do Presidente da AIL Roberto Vecchi (da Universidade de Bolonha) e do Secretário Geral Vincenzo Russo (da Universidade de Milão), vai contar com a presença de Giorgio de Marchis (Universidade de Roma Tre) e de quatro professores da Sapienza: Sonia Netto Salomão, Simone Celani, Maria Caterina Pincherle e Ettore Finazzi-Agrò.

Convidamos as/os investigadoras/es interessadas/os a remeter propostas de comunicações e painéis que foquem qualquer questão relacionada com os seguintes âmbitos, desde que integrados na alargada área de investigação nos estudos lusófonos e apresentados em português:

01. Ciências Humanas e Sociais
02. Estudos de Cultura
03. Linguística
04. Literatura
05. Teatro, Cinema, Música e Artes Plásticas
06. Geografia
07. História
08. Antropologia e Filosofia
09. Comunicação
10. Ciência Política
11. Direito
12. Economia
13. Turismo
14. Estudos Interdisciplinares

Oradores convidados:

  • Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra)
  • Lilia Moritz Schwarcz (Universidade de São Paulo)
  • José Luís Pires Laranjeira (Universidade de Coimbra)
  • Maria Betânia Amoroso (Universidade Estadual de Campinas)
The agenda of this meeting is empty
Your browser is out of date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×